Motor de Aero parado há muito tempo.

Devido a dúvida de um amigo que deixou um comentário no site eu pesquisei sobre como “re-ativar” motores que ficam muito tempo parado. Essa dica foi retirada do ACA (Associação Carioca de Aeromodelismo). Se alguém quiser acrescentar algo fique à vontade:

“Por varias razões e motivos deixamos um motor parado por muito tempo, isto acarreta uma série de inconvenientes como anéis de segmento colados, rolamentos travados, biela presa e etc. Geralmente as peças ficam coladas pelo óleo que endurece, fazendo uma crosta nas peças. As vezes uma parte do óleo vira água enferrujando o pino da biela, eixo de manivela, rolamentos, camisa e etc. No caso dos rolamentos enferrujados, devemos trocá-los por novos, prestando atenção para o número do rolamento original e se possível da mesma origem de fabricação. Atenção para os rolamentos dianteiros que só devem ser blindados de um lado (o de fora e, em alguns motores, nem levam blindagem) porque o lado de dentro precisa receber lubrificação. Cuidado especial deve-se ter ao retirar os rolamentos que devem ser extraídos com “saca rolamentos”, ferramenta especial para não ferir a “cama” nem os próprios (nunca se devem dar pancadas). Para colocar o rolamento deve-se fazer um cilindro maciço de madeira, untar a cama e o rolamento por fora com óleo e quem tiver um balancê ou uma prensa pequena deve usar com o cilindro de madeira, empurrando o(s) rolamento(s) para o lugar. Para desmontar o motor, tomemos como exemplo um SUPER TIGRE 60 (careta).
Comece soltando o carburador, tomando cuidado com o anel de borracha de vedação do carburador com a carcaça do motor. Soltar os parafusos da tampa do cárter com cuidado para não danificar a junta; caso esta estrague, deverá ser substituída por uma nova. Soltar os parafusos do cabeçote e tirá-lo, no caso do Super Tigre deve ser colocada uma junta nova que é feita de chapa de alumínio, deve-se medir a espessura da chapa c/ um micrômetro (Pode-se fazer a junta com a chapa que vem sob a tampa das latas de leite em pó). Alguns motores usam junta de outros materiais, outros não levam junta. Para desmontar comece tirando a camisa do motor, que geralmente está presa, mas sai facilmente dando-se calor no cilindro uniformemente, o ideal é usar um maçarico de ourives (ar e gás). Aqueça uniformemente, com mais ou menos 90º, .. Quando a camisa começar a se deslocar, empurre-a de baixo para cima c/ um pedaço de madeira, assim que puder puxe c/ um pano e tire a camisa. Este motor tem um furo no cilindro, tira-se 1º o pino do pistão, porque senão a biela não sai do eixo) verificar a folga do pino com o pistão, limpar e desentupir o furo de lubrificação da biela, limpar bem a camisa por fora e a carcaça por dentro. Conferir os retentores do pino do pistão.
Montar o motor c/ muito cuidado, prestando atenção que a camisa, o pistão, o pino a biela e o cabeçote tem posição certa, quando separar o pistão da biela. tomar cuidado para não inverter nenhuma posição, se tirar o anel de segmento para limpar a base. não inverta a posição e a abertura do anel deve ficar exatamente na posição anterior. Se esse detalhes não forem observados, o motor pode perder a compressão. Coloque a tampa do cárter e o carburador assim que acabar de montar. Não aperte demais os parafusos. Botar o motor para funcionar em marcha lenta e ir acelerando gradativamente. Posteriormente reapertar os parafusos. Observação: Por se tratar de artigos complexos de mecânica fina, o ideal é que fossem feitas maiores explicações com detalhes e de preferência com aulas práticas, porque vendo com quem ensina e pegando nas peças as pessoas que estão aprendendo se sentem mais confiantes e seguras para fazer determinadas manutenções e troca de peças. Se faz necessário o uso de ferramentas especiais como, micrômetros, paquímetros, saca rolamentos e outras ferramentas de precisão É indispensável calma, paciência, mãos hábeis e, claro, coragem para abrir o motor.”

8 responses to “Motor de Aero parado há muito tempo.

  1. estou com um motor max.h os 60 desmontado , gostaria saber,tem junta no cabecote e posicao do anel e regulagem desse motor

  2. Muito legal o blog, super templante e dicas, so cuide com os textos, para nao ficarem muito grandes, edite em mais paragrafos.

    A Rádio-Controle está acompanhando esta jornada.
    http://www.radio-controle.com

  3. eu um aeromodelo com um motor supert igre so apenas com o motor nao tenho os servos nem os receptor e nem o radio sera que algum de vc ai do club nao teria esse com conjunto0 de peça para vende . e um sonho meu desde criança um amigo meu me deu o aero modelo que era do avo dele e stava parado a muito tempo tenho vontade imença de por pra voar e um sonho que quero realizar

  4. tenho um aeromodelo com um motor supert igre so apenas com o motor nao tenho os servos nem os receptor e nem o radio sera que algum de vcs ai do club nao teria esse conjunto de peças para vender. e um sonho meu desde criança um amigo meu me deu o aeromodelo que era do avo dele e stava parado a muito tempo tenho vontade imença de por pra voar e um sonho que quero realizar

  5. Mauricio P. Ferreira

    Gostaria que me informassem onde posso conseguir sucata de motores, pois preciso de pistão, biela e cilindro de qualquer marca para serem aplicados num prototipo de maquina que estou criando.

  6. Olá tudo bem?
    Muito bom seu artigo, eu realmente fico com os elétricos porque não levo muito jeito com os a explosão, mas que é muito facinante é.

  7. uma beleza os seus exclarecimentos, é bem como eu faço ok.
    um abraço fernando preto
    ponta grossa paraná

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