Bomba de Fumaça

Estive pesquisando sobre como fazer uma bomba-de-fumaça para o meu aero e encontrei uma solução bem interessante. Ainda não testei, mas vou postá-la de qualquer forma.

Bomba de Fumaça

Neste artigo vamos descrever a instalação e os ajustes necessários para uma correta instalação de uma bomba de fumaça em um aeromodelo.

Selecionando o avião ideal

Examine detalhadamente o seu avião para uma escolha ideal. Primeiro verifique se seu avião tem uma superfície de asa grande e uma fuselagem ampla, pois lembre-se que além de colocar um peso extra do sistema de fumaça, também terá que colocar mais um tanque para o líquido.
Com um avião de motor .40 você pode estar limitando sua área de trabalho tendo até que colocar a bomba ou o tanque externamente. Sobre a aerodinâmica do avião temos observado que um vôo lento do modelo proporciona uma fumaça mais espessa e duradoura, entretanto quanto mais veloz o modelo mais longo será o seu rastro de fumaça e logicamente mais fino.
Por essa razão você pode entender que a aerodinâmica e o correto acerto do passo da hélice proporcionarão uma melhor qualidade do sistema de fumaça.

Selecionando o motor

O motor à gasolina, produziria o máximo de fumaça dentre todos os outros, o quatro tempos ficaria em segundo posto, enquanto que o dois tempos ficaria atrás de ambos.
Uma importante variável aqui é o aquecimento. Quanto mais calor, mais fumaça. Geralmente quanto maior o deslocamento de ar do motor proveniente do pistão , mais energia de calor será criado.

Motor 2 tempos
Motor 4 tempos

O escapamento

Se você não está conseguindo comprar um escapamento de fumaça comercial para seu motor, então vamos para outras alternativas.
A idéia para um bom funcionamento é que precisamos de um pré aquecimento para atingir o máximo de temperatura, quanto mais próximo do bloco do motor melhor, sendo assim, a idéia é fazer uma serpentina junto ao escapamento original, para que o líquido se aqueça antes de chegar ao seu destino.
Enrole um tubo de cobre em torno do escapamento no sentido da saída do escape para o motor e bem próximo da saída do bloco do motor, faça um furo para introduzi-lo, tomando cuidado para achatar a extremidade do tubo para que o líquido seja jogado dentro do escapamento em forma de spray (tipo carburador de carro sem injeção).

Serpentina externa ao escapamento
Serpentina interna ao escapamento


Se esta serpentina for colocada internamente ao escapamento, atingirá uma maior temperatura o que vai proporcionar um melhor desempenho no sistema de fumaça. Apenas tome cuidado com esta alteração, pois estará diminuindo o volume interno do escapamento e causando um estrangulamento no motor e conseqüentemente perda de potência.

Selecionado o sistema de fumaça e o líquido

Existem vários tipos de sistema de fumaça. O mais eficiente é o sistema de bomba elétrica, onde não perdemos parte da pressurização do escapamento como nos sistemas mais simples. O sistema encontrado em lojas especializadas é o da TME Simples Smoke Pump. Este sistema oferece a bomba elétrica, um metro de mangueira especial para líquido de fumaça e também um estrangulador de mangueira. Além disso, é necessário um tanque (cuidado em trocar o STOPING do tanque) e uma bateria de 4,8V e 500mah. Além de ter um bom equipamento, tem que escolher um bom líquido. Hoje temos no mercado dois tipos: o importado POWER MASTER, muito bom porém com custo não muito viável e o nacional DIMETIL com um custo mais baixo e de mesma qualidade.

Consumo do sistema de fumaça

Regule com registro nas mangueiras a correta vazão do líquido para evitar desperdícios. Abaixo a tabela de consumo.

Motor (polegadas cúbicas)
Consumo (oz/minuto)
1.2
2
1.8 à 4.2 (gasolina)
4 à 8

Em torneios como TOC onde os motores chegam a 8.8 polegadas cúbicas é queimado até 15oz por minuto proporcionando uma grande e intensa fumaça.

Teste de alcance do rádio

Embora muitas pessoas não saibam, quando o sistema de fumaça é ativado, o rádio do modelo pode perder em torno de 20% de seu alcance. Para certificar-se do alcance do rádio após a instalação da bomba, faça o seguinte:

  • Coloque o avião no chão, longe de qualquer pessoa ou objeto que sirva de antena e caminhe com a antena baixa até perder o alcance, fazendo com que os comandos fiquem fora de controle. Observe a distância pois ela será sua referencia.
    Agora caminhe em direção ao avião e comece a mover a chave de ON e OFF da bomba de fumaça. Em algum ponto, alguma superfície de comando poderá se mover quando a chave da bomba estiver em ON, e voltar ao normal quando esta mesma chave estiver em OFF.
    Esta distância não poderá ultrapassar a 20% da distância observada anteriormente. Se ela for maior que 20% a principal causa será a bomba, portanto tente move-la para mais longe do receptor a fim de minimizar este problema. O fabricante da bomba não aconselha a voar se não estiver com o alcance correto.

E por fim o trabalho concluido com exito.

10 responses to “Bomba de Fumaça

  1. Pingback: Bomba de Fumaça - Artesanal « Clube do Aeromodelismo - BLOG

  2. MUITO BOM ESTA IDEIA, ESTOU MONTANDO UM TUCANO NOVENTA, CAMUFLADO QUE EU MESMO PINTEI, FICOU BOM, POSSO MANDAR POR E ‘MAIL A FOTO, ESTOU COM MOTOR 91, E ESTOU QUERENDO ADAPTAR ESTE TIPO DE BOMBA.
    O MEU PROBLEMA É TAMBEM O ESCAPE, QUAL A MEDIDA DO CANO DE COBRE PARA AQUECER ANTES O PRODUTO, ESSA É MINHA DUVIDA.

  3. procure em casas de refrigeração por tubo de cobre capilar, fiz no meu e deu certo.

  4. ola amigo fiquei com uma duvida ai , tenho um cap 41cc, e a duvida e sobre o sistema de bombeamento do combustivel de fumaça que tipo de motor usar e tem de por uma bateria separada para o motor !!!!???? daria certi com motores eletricos de limpadores de parabrisa por ex!!!??

  5. Caro amigo, o projeto que você postou aqui , pertence a Autor – Flademir Cesarin . Data – 22/09/2000. Revisão técnica – Carlos A. Talhati que pode ser encontrado em http://www.flademir.com.br/. É de bom tom citar o aoutor do projeto. Abraço

  6. Boa Noite Amigo!! Montei um sistema de bomba em meu extra 300 com motor 120 4 t, sendo que fiz uma adaptação colocando a serpentina dentro da mufla mas não achatei o bico do tubo de cobre que ficou dentro da mufler, outra queria saber se existe uma valvula antes da mufler??? ou o liquido pode passar direto para a mufler sem problemas?? .. tem uma outra ideia de liquido fora o Dimetil ??? o liquido siliconado que é usado em Boite serve ??? Uso Radios 2.4 tem algum problema em termos de interferências????

  7. boa tarde,
    é possivel montar uma bomba num cap 232 para notor 46 com motor 61 4T ?

  8. olá será que este liquido não seria glicerina liquida?

  9. tem como colocar bomba de fumaça em tucano 40 phoenix?
    alquém pode me ajudar?
    mande pra esse email….gileletronicos@hotmai.com

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s