Dicas para iniciar no Hobby

Dicas para o Iniciante em Aeromodelismo R/C

Dicas para você que vai iniciar-se no aeromodelismo rádio-controlado.

O Aeromodelo

O aeromodelo mais adequado para os primeiros vôos deverá ser bastante estável, resistente, com carga alar adequada, simples e é claro; fácil de voar. Hoje temos à disposição os modelos treinadores “RTF” (Prontos-para-voar) que são o máximo de praticidade e facilidade para quem quer aprender à voar. Estes modelos são completos com o sistema de rádio e motor instalados, o principiante não precisa se preocupar com a instalação destes componentes. A montagem dos RTF é muito rápida e simples.

Utilizando o conceito RTF o “Arrow RTF 40” (HAN 2550) da Hangar 9, tem como característica principal sua asa com perfil semi-simétrico que permite uma melhor execução de algumas manobras de iniciação acrobática e facilita os pousos.

O “Arrow RTF 40” vem equipado com o motor Evolution Trainer Power System de fácil partida e excelente funcionamento. O motor Trainer Power System utiliza uma hélice tripá que modera a velocidade e aumenta a tração do modelo além de contribuir para a diminuição de ruído dando mais tranquilidade ao principiante. O equipamento de rádio JR Sport S400 já vem instalado no Arrow RTF 40.

Dentre os “quase pronto para voar” (ARF em inglês), ou seja, modelos já entelados mas com um pouco mais de componentes a serem montados, está a versão ARF do Arrow o “Arrow .40 Semi-Simétrico Trainer ARF” (HAN 2625) e o famoso treinador “Avistar” (HCAA 2016) ARF, da Hobbico.

O perfil de asa do “Avistar”, assim como o do “Arrow”, facilitam a execução de algumas manobras acrobáticas e torna o pouso mais preciso.
Estes modelos são ideais para os econômicos motores da faixa de .40 polegadas cúbicas.

Caso o principiante queira utilizar um motor de maior cilindrada como um .61 por exemplo, poderá optar por um “Hobbistar .60 MkIII” (HCAA 2125) outro excelente treinador ARF da Hobbico.

Para o aeromodelista que já tenha experiência de montagem e gosta de construir existem dois excelentes kits da SIG; o “Kadet Senior” (SIG RC58) e o “Kadet Seniorita” (SIG RC60).

Um tipo de aeromodelo antes fora de cogitação para os vôos iniciais do aprendiz era o asa baixa reprodução de um caça. Hoje, com cuidados especiais de projeto e aplicação de alguns dispositivos, pode-se fazer também a iniciação no vôo com um P-51 Mustang. Este modelo é o RTF (Pronto para Voar) “P-51 Mustang PTS” (HAN 2825) da Hangar 9 completo com rádio e motor instalados.

O sistema PTS (Sistema Progressivo de Treinamento) permite que se utilize esse modelo para os vôos iniciais como um modelo “trainer” tradicional. Quando o aluno estiver habilitado, ele pode retirar os dispositivos que tornam o modelo “manso” e voar o P-51 Mustang como um modelo esporte acrobático semi-escala.

O motor

Para iniciar, um motor .40/.46 é a melhor escolha. Os motores Evolution Trainer Power System, Evolution .46NT, OS .40LA e OS .46LA são os mais econômicos.

Para o funcionamento do motor é necessário adquirir a vela do tipo “glow”. Para os motores OS 40/46LA as velas indicadas são as OS A3 ou OS nº 8.

As revendas Diniz Esteves possuem as hélices Master Airscrew e APC nas medidas corretas para estes motores.

O rádio controle

O principiante pode começar com um rádio simples com 4 canais no mínimo, um canal para cada comando básico. Por ex. o JR Sport “S400” da JR.

Pensando mais a frente, um rádio como o XP7202 de 7 canais PCM sintetizado computadorizado da JR, acompanhará o aeromodelista na passagem para modelos mais complexos.


Acessórios básicos indispensáveis


Todo aeromodelista precisa ter uma caixa de campo para transportar e acondicionar os acessórios necessários para as sessões de vôos.


Para funcionar o motor é preciso usar uma bateria de partida que se encaixa na vela para “acendê-la”. Vários tipos de bateria de partida são oferecidos pela Hangar 9 e Hobbico.


Quando for instalar uma vela no motor, lubrifique a rosca e enrosque a vela cuidadosamente com a mão. Aperte moderadamente a vela usando uma chave de vela, nunca use alicate!


O acionamento da hélice deve ser feito com um bastão de segurança para partida manual ou através de um “starter” elétrico para os motores com rolamento.



Para evitar aborrecimentos, o aeromodelista deve usar um combustível de qualidade de acordo com as especificações constantes do manual do motor.

Uma Bomba de combustível manual é usada para o abastecimento do aeromodelo. É importante que um filtro de combustível seja instalado na saída do tubo de abastecimento conectado à bomba.


É muito importante também que seja usado um óleo “After Run” para manter o motor livre de corrosão. Ao término dos vôos, todo o combustível deve ser retirado do motor e aplicado o óleo “After Run” de acordo com as intruções. Temos os óleos: HCAP 3000Óleo After Run, 2 oz da Hobbico e o PT-31After Run – Óleo anti-corrosivo para motores glow – 30ml da ZAP.

Outros Acessórios

Aqui estão itens que são incrementos de alguns dos acessórios básicos e os substituem oferecendo maior conforto e facilidade de uso:

A maleta HCAP 2010 – Maleta de alumínio para transporte de 1 rádio da Hobbico, protege seu transmissor contra choques, poeira, etc.

O HCAP 2200 – Tubo retrátil p/ abastecimento é prático pois alcança o seu modelo à uma boa distância e se recolhe ocupando pouco espaço.

A bomba de combustível elétrica é uma opção à bomba manual. Enche e esgota o tanque muito rapidamente: HCAP 3105 – Bomba de combustível 12V.

Para conectar o tubo retrátil para abastecimento ao galão de combustível use as Conexões para instalação de mangueira ao galão de combustível DUBR 807 – “Quick Fill Fuel Cap” da DU-BRO.

A não ser no caso de motores sem rolamento, o starter elétrico é a melhor opção para a partida rápida e segura dos motores. Para a maioria dos motores de 4 tempos a partida com uso do starter elétrico é obrigatória. Temos o HCAP 3200 – Starter .90 da Hobbico e o KAVA 111 – Starter com engrenagem planetária da Kavan.

Para acionamento do starter é necessária uma bateria HCAP 0800 – Bateria 12V 7Amp. “Torque Master”. A bateria de campo “Torque Master” deve ser acondicionada na caixa de campo e ligada a um painel como o HCAP 0301 – Micro painel p/ caixa de campo. Este painel tem saída para bomba elétrica / starter e pode dispensar a bateria de partida, pois a vela é ligada à bateria de campo através do painél que pode inclusive controlar o “calor” da vela (mesmo assim é uma boa idéia ter também a bateria de partida como backup).
Com estes equipamentos e a orientação do instrutor você estará pronto para iniciar seu aprendizado.

Muito importante !

É fundamental que o principiante procure a ajuda de um instrutor capacitado. Não tente voar sozinho! Procure se informar nas lojas especializadas acerca dos clubes de aeromodelismo existentes em sua cidade. Nos clubes filiados à COBRA – Confederação Brasileira de Aeromodelismo, você terá condições de praticar o hobby com orientação adequada e segurança.

23 responses to “Dicas para iniciar no Hobby

  1. quero saber o preço dos equipamento geral.

  2. como saber os preços dos produtos deste site? assim como despesas de despacho?
    Grato

  3. Este blog que criei serve para troca de informacoes
    e não para vendas. O site da loja que costumo comprar e o seguinte: http://www.hangarhobby.com.br
    Eles são revendedores da Diniz que eh de onde eu tirei essas dicas. Obrigado pelo comentario.

  4. Por favor necessito da informação a seguir:

    A – Quais as regulagens para funcionamento de um motor 40/46 parado há 2 anos. Estou com dificuldades de funcioná-lo.
    Grato…

  5. Por varias razões e motivos deixamos um motor parado por muito tempo, isto acarreta uma série de inconvenientes como anéis de segmento colados, rolamentos travados, biela presa e etc. Geralmente as peças ficam coladas pelo óleo que endurece, fazendo uma crosta nas peças. As vezes uma parte do óleo vira água enferrujando o pino da biela, eixo de manivela, rolamentos, camisa e etc. No caso dos rolamentos enferrujados, devemos trocá-los por novos, prestando atenção para o número do rolamento original e se possível da mesma origem de fabricação. Atenção para os rolamentos dianteiros que só devem ser blindados de um lado (o de fora e, em alguns motores, nem levam blindagem) porque o lado de dentro precisa receber lubrificação. Cuidado especial deve-se ter ao retirar os rolamentos que devem ser extraídos com “saca rolamentos”, ferramenta especial para não ferir a “cama” nem os próprios (nunca se devem dar pancadas). Para colocar o rolamento deve-se fazer um cilindro maciço de madeira, untar a cama e o rolamento por fora com óleo e quem tiver um balancê ou uma prensa pequena deve usar com o cilindro de madeira, empurrando o(s) rolamento(s) para o lugar. Para desmontar o motor, tomemos como exemplo um SUPER TIGRE 60 (careta).
    Comece soltando o carburador, tomando cuidado com o anel de borracha de vedação do carburador com a carcaça do motor. Soltar os parafusos da tampa do cárter com cuidado para não danificar a junta; caso esta estrague, deverá ser substituída por uma nova. Soltar os parafusos do cabeçote e tirá-lo, no caso do Super Tigre deve ser colocada uma junta nova que é feita de chapa de alumínio, deve-se medir a espessura da chapa c/ um micrômetro (Pode-se fazer a junta com a chapa que vem sob a tampa das latas de leite em pó). Alguns motores usam junta de outros materiais, outros não levam junta. Para desmontar comece tirando a camisa do motor, que geralmente está presa, mas sai facilmente dando-se calor no cilindro uniformemente, o ideal é usar um maçarico de ourives (ar e gás). Aqueça uniformemente, com mais ou menos 90º, .. Quando a camisa começar a se deslocar, empurre-a de baixo para cima c/ um pedaço de madeira, assim que puder puxe c/ um pano e tire a camisa. Este motor tem um furo no cilindro, tira-se 1º o pino do pistão, porque senão a biela não sai do eixo) verificar a folga do pino com o pistão, limpar e desentupir o furo de lubrificação da biela, limpar bem a camisa por fora e a carcaça por dentro. Conferir os retentores do pino do pistão.
    Montar o motor c/ muito cuidado, prestando atenção que a camisa, o pistão, o pino a biela e o cabeçote tem posição certa, quando separar o pistão da biela. tomar cuidado para não inverter nenhuma posição, se tirar o anel de segmento para limpar a base. não inverta a posição e a abertura do anel deve ficar exatamente na posição anterior. Se esse detalhes não forem observados, o motor pode perder a compressão. Coloque a tampa do cárter e o carburador assim que acabar de montar. Não aperte demais os parafusos. Botar o motor para funcionar em marcha lenta e ir acelerando gradativamente. Posteriormente reapertar os parafusos. Observação: Por se tratar de artigos complexos de mecânica fina, o ideal é que fossem feitas maiores explicações com detalhes e de preferência com aulas práticas, porque vendo com quem ensina e pegando nas peças as pessoas que estão aprendendo se sentem mais confiantes e seguras para fazer determinadas manutenções e troca de peças. Se faz necessário o uso de ferramentas especiais como, micrômetros, paquímetros, saca rolamentos e outras ferramentas de precisão É indispensável calma, paciência, mãos hábeis e, claro, coragem para abrir o motor.

  6. ola jente do aerio modelis mo edo esporte qeme fasina estou tentado formar um clube doaero modelismo gotaria de ter informasôese qepudese nos ajudar esta doriogrande dosul brasil sidade sâogabriel aguardo imformasôes ogrupo fikaria muito agradesido –ate mais eaguardo

  7. Queria saber uma informação um tanto pessoal… Qual é o melhor aero para começar no robby.
    Grato

  8. Estou procurado um modelo p/iniciante,pode ser mesmo ate usado onde consigo comprar.Estou com dificuldades para achar

  9. oiii tenho um motor evolution 46 que nao tem jeito de regulao alguem tem algum ideia???

  10. eu queria perguntar com quantos anos eu posso tirar minha carteira de aeromodelista tenho 13 anos sera que ja posso?

  11. Show!!!!!de blog!!!!consegui esclarescer varias duvidas e aprender muitas coisas novas!!!!abraço a todos!!!

  12. Ola!amigos tenho uma duvida!!e gostaria que alguem que entendese do asunto me respondese!!o negocio e que meu motor evolution 40 ta funcionando mal!!na lenta tudo normal,mas quando eu o acelero ele sempre apaga!!sera que é carburação se for me de as dicas para regular!!!brigadão!!!!1

  13. edmar Bezerra Maciel

    Boa tarde vc poderia manda para mim um modelo de carteira para que eu posso elabora nossa carteira de aeromodelismo.

    Muito obrigado por quebra este galho para nosso clube

  14. E aí meu caro, tudo certo?

    Curtimos muito o seu blog e a forma que fala sobre aeromodelismo.

    Queríamos começar um papo para que você também fosse um dos nossos colaboradores, recheando os leitores do site com uma boa cultura.

    Hoje contamos com mais de 28.000 visitantes únicos por dia, temos um livro homônimo publicado pela Ediouro, 1430 artigos e quase 100.000 comentários.

    PapodeHomem é um dos maiores sites para homens na web brasileira. A primeira lifestyle magazine a tratar das mais variadas formas de estilo de vida.

    Conta com mais de 100 colaboradores e 7 colunas exclusivas: Dr. Love, Dr. Health, Dr. Cook, Dr. Money, Dr. Drinks, Dr. Fitness e Ladies Room. Foi finalista do Prêmio iBest 2008, indicado como melhor blog coletivo (Best Blogs Brasil 2007) e eleito um dos “Blogs que você não pode perder” (revista Época, 2008).

    E aí, o que acha?

    Aguardo resposta por email: pablo@papodehomem.com.br

    Abraços.

  15. Olá pessoal quero iniciar no aeromodelismo (combustão), gostaria de informação sobre qual aeromodelo, controle e acessórios são necessarios, o valor e site confiavel para comprar,pois não conheço nada.Desde já agradeço as informações.

  16. sou louco por aviao comercial e eu gostaria de começar por ele

  17. Muito boa a matéria, passa uma ideia bem clara de como é e se fortalese o aeromodelismo e sua pratica, descomplicando e ensinado com maneiras facies e objetiva.

  18. legal essa materia pra iniciante, parabéns pelas dicas

  19. Olá galera venham conhecer a nova loja de aeromodelismo no PROMOINFO BARRA(INFO BARRA) estamos abertos de 09:00 as 21:00 horas de seg a sab.

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